sábado, março 17, 2007

Farreras


Farreras na Casa da Cerca, em Almada

2 comentários:

Anónimo disse...

Lisboa, 09 Mar (Lusa) - A obra do artista plástico espanhol Francisco Farreras será exibida pela primeira vez em Portugal a partir de 17 de Março, na Casa da Cerca - Centro de Arte Contemporânea de Almada.

Intitulada "Francisco Farreras. A Matéria da Pintura", a exposição reúne obras das décadas de 60 e 90 e também trabalhos recentes do autor, indicou hoje a Câmara Municipal de Almada em comunicado.

Com uma carreira artística de mais de 50 anos e uma obra que tem sido apontada como uma das mais relevantes do panorama das artes plásticas espanholas contemporâneas, Francisco Farreras utiliza nos seus trabalhos materiais como papéis pintados, papéis de seda e madeiras, procurando rupturas que possibilitem uma renovação estética.

Nascido em Barcelona em 1927, Francisco Farreras iniciou-se cedo na actividade artística, tendo realizado estudos de Belas Artes na Escola de San Fernando, em Madrid, onde obteve, em 1949, o título de Professor de Desenho.

A partir de 1954, iniciou um percurso artístico profissional, participando em várias exposições colectivas e começando a organizar mostras individuais em Espanha e no estrangeiro.

Ao longo da década de 60, participou em exposições itinerantes na Europa e no continente americano e foi seleccionado pelos Museus de Arte Moderna e Guggenheim de Nova Iorque e pela Tate Gallery, de Londres, para figurar nas mostras de pintura espanhola que estes organizaram.

Em 1966, regressado a Espanha depois de ter residido em Nova Iorque, instalou-se nos arredores de Madrid, onde actualmente vive e trabalha, continuando a expor no país e no estrangeiro.

A primeira mostra da sua obra em Portugal estará patente na Casa da Cerca até 20 de Maio, podendo ser visitada gratuitamente de terça- feira a domingo.

ANC.

Lusa/fim

fernanda disse...

Obrigada Francisco, por todos os teus comentários e investigações.