domingo, julho 29, 2007

Chopin

 

para refrescar o verão
Posted by Picasa

2 comentários:

Anónimo disse...

Maria João Pires (Lisboa, 23 de Julho de 1944) é uma pianista portuguesa.

Muito cedo aprendeu a tocar piano: aos cinco anos deu o seu primeiro recital e aos sete tocou publicamente concertos de Mozart. Com nove anos recebeu o prémio da Juventude Musical Portuguesa. Entre 1953 e 1960 estuda com o Professor Campos Coelho no Conservatório de Lisboa. Prossegue os estudos musicais na Alemanha, primeiro na Musikakademie em Munique com Rosl Schmid e depois em Hannover com Karl Engel.

Maria João Pires torna-se reconhecida internacionalmente ao vencer o concurso internacional do bicentenário de Beethoven em 1970, que se realizou em Bruxelas.

Fez na sua carreira numerosas digressões onde interpretou obras de Bach, Beethoven, Schumann, Schubert, Mozart, Brahms, Chopin e muitos outros compositores dos períodos clássico e romântico. Maria João Pires é convidada com regularidade pelas grandes orquestras mundiais para tocar nas melhores salas de concerto, apresentando-se regularmente na Europa, Canadá, Japão, Israel e nos Estados Unidos.

Tem desenvolvido actividade tanto a nível individual (recitais, concertos, gravações) como em música de câmara: dos numerosos êxitos discográficos, destacam-se as gravações "Moonlight", com Sonatas de Beethoven; "Le Voyage Magnifique", integral dos Impromptus de Schubert; Nocturnos e outras obras de Chopin; e os Trios de Mozart com Augustin Dumay (violino) e Jiang Wang (violoncelo).

É a fundadora e dirigente do Centro de Belgais para o Estudo das Artes, no concelho de Castelo Branco, de cariz pedagógico, cultural e social.

Distinguida com o Prémio Pessoa em 1989.

Em 2006 a pianista mudou-se para o Brasil tendo declarado à Antena 2, ter sofrido muito em Portugal devido ao seu projecto, o Centro de Belgais para o Estudo das Artes. No Brasil adquiriu uma casa nos arredores da cidade de Salvador, capital do estado da Bahia.
(Wikipedia)

Anónimo disse...

Frédéric Chopin, forma afrancesada do nome Fryderyk Franciszek Chopin, em polaco, nasceu em Żelazowa Wola, Polônia, 1 de Março de 1810 — Paris, 17 de outubro de 1849) foi um dos maiores compositores para piano e o mais conhecido compositor polaco.
Filho do professor francês Nicolas Chopin, que dava aulas de língua e literatura francesa, e da polaca Justyna Krzyzanowska, que tocava o piano.
Iniciou aulas de piano aos seus sete anos com o professor Wojciech Żywny e nesta altura compôs suas primeiras Polonaises. O primeiro concerto público deu-se no ano de 1818.

Estudou musica no Conservatório de Varsóvia entre os anos de. Durante este período, tornou-se activo participante da vida musical de Varsóvia. Assistiu aos concertos de Paganini bem como a óperas no Teatro Nacional de Varsóvia (Don Giovanni, Barbeiro de Sevilla), e compôs as Variações em Si bemol Maior sobre um motivo da ópera Don Giovanni e uma série de Rondós baseados em motivos lúdicos.

Deixou a Polônia no dia 2 de Novembro de 1830 e seguiu para Paris com vinte e um anos de idade e nunca regressou.

Chopin dedicou toda sua obra ao piano, com excepção de uma ou duas peças para violoncelo, um trio de câmara, os dois concertos para piano e algumas canções . Assim, seu nome ficou internacionalmente ligado ao do instrumento, de forma que é impossível fazer uma história da música para piano sem Fryderyk Chopin (chopén). A música de Chopin tem na maioridade suas origens no folclore polonês. Este facto não era compatível com o ambiente político na Polônia, que estava na altura e durante cerca de 100 anos sobre ocupação do Czar da Russia. Várias obras têm os nomes das danças populares do seu país de origem, como é o caso das mazurcas (Mazurki) e polonaises (Polonezy). Em outras obras, como os estudos, nocturnos, valsas e sonatas com facilidade encontramos temas das cantigas populares do povo da Polônia, bem influências do bel canto italiano.
No período em que viveu em Paris, teve contacto com outros compositores que marcaram época: Franz Liszt, com quem estabeleceu uma duradoura relação de amizade, e que, por sua vez, sofreu influências da música de Chopin; Robert Schumann e Hector Berlioz são alguns de seus contemporâneos.

Viveu durante nove anos com a escritora e feminista francesa George Sand, com quem teve uma relação conflituosa. Vítima da tuberculose que o acometera desde a infância, faleceu em 1849, dois anos após o rompimento com Sand. Há teorias de que o rompimento foi provocado por uma briga de Sand e sua filha, Solange. Chopin teria apoiado a jovem, irritando a escritora.

Sepultado no cemitério do Père Lachaise em Paris. Seu coração ficou sepultado dentro de um dos pilares da igreja de Santa Cruz em Varsóvia.

Sua obra é reverenciada como parte fundamental do repertório pianístico - é um dos maiores desafios, tanto para jovens pianistas como para virtuoses - e dá nome a alguns dos mais importantes concursos de piano do mundo,como o concurso Chopin de Varsóvia (Polônia), que é o mais antigo, organizado desde 1927. - Competição Internacional de Piano Frédéric Chopin.

Composições:

* 57 (41+2) Mazurcas
* 16 (7) Polonaises
* 19 (8) Valsas
* 19[1] (18) nocturnos
* 4 baladas
* 4 Scherzos
* 3 Sonatas para piano e 1 para violoncelo e piano
* 26 (25) Prelúdios
* 27 (24+3) estudos
* 4 (3) Impromptus
* 2 Concertos (op.11 em mi menor, op.21 em fá menor)
* 4 outras obras para piano e orquestra
* 17 + 2 canções
* 2 obras para violoncelo e piano (não incluindo a Sonata de violoncelo), trio de piano
* outras obras para piano (rondós, variações, marchas), algumas peças para 4 mãos
* obras singulares: Fantasia, Barcarola, Berceuse, Tarantella, Bolero
(Wikipédia)