sexta-feira, junho 13, 2008

desenhos e mais coisas

há duas noites que durmo nesta casa e por enquanto ainda não ouvi os hunos que devem ter andado por outros bairros

mas que voltarão a este neste fim de semana, segundo dizem ser o costume.

estou com o mínimo para ir aguentando aqui, até vir o grosso da bagagem da outra casa.

pela tosse que continuo a ter, as alergias também se manifestam nesta atmosfera.

hoje almocei no chinês e trouxe jantar para casa


comprei um vestido de algodão, fresco e folclórico para andar em casa e suportar o calor.


comprei também um candeeiro visto que o electricista se baldou pela enésima vez para instalar as luminárias que adquiri no ikea

estou a gastar muito dinheiro

ontem foram mais 90 € na dentista,

já vão em 390...safa!

estou a tentar adaptar-me ao bairro

para já a proximidade de galerias, fnac e outras mordomias consumistas vai-me distraindo um pouco


e o fernando pessoa na brasileira


creio que foi o lagoa henriques que fez a obra

tem servido para os turistas se fotografarem sentados ao lado do bronze


o elevador da glória anda sempre a abarrotar deles

e o da bica também


lisboa é linda dizem eles


na quarta fui à galeria

não fiz nada de jeito para já
foi dia de futebol

estava tudo um tanto agitado

quando os portugueses goleavam dois dos artistas correram a bom correr para irem ao café ver a repetição dos lances

entretanto um deles ao regressar foi surpreendido pela notícia de que queriam comprar-lhe uma gravura

todos contentes e eu aos saltos

gosto das gravuras dele e do mocinho que é um amor

aqui atrasado escrevi que faria considerações sobre os meus desenhos aqui colocados

não estou muito para análises mas cá vai

a maioria foi feita quando me inscrevi nas belas artes para fazer a licenciatura

vinha de um período em que não fazia desenho figurativo, embora tivesse feito três painéis e vários guaches, aguarelas, etc

mas nada de corpo humano nem naturezas mortas (ahahahah)

por isso desenhava tanto quanto podia a rotring sobretudo, nas belas artes, nos restaurantes, em frente à televisão, desenhos de fotos dos jornais...lembro-me de ter desenhado o otelo de um jornal

mas a mão estava perra

a largueza de traço a que tinha chegado nas aulas de sousa araújo e de mestre lapa tinha desaparecido

sentia-me infeliz com isso


com o tempo continuei a desenhar esporadicamente, sobretudo nas chatas reuniões das escolas por onde andei a aguentar os meninos,

nos últimos tempos


dantes é verdade que havia problemas e nem seria natural se os não houvesse

mas antes de me reformar tinha atingido o limite

sempre gostei mais de dar aulas à miudagem recém-chegada da primária, não tinha paciência para os problemas dos adolescentes

mas isso alterou-se com a mudança da criançada desde muito cedo descuidada pelos pais sem tempo, sem paciência e sem sabedoria para ajudar os descendentes

as coisas mudaram para mim até certo ponto com a constatação

da fragilidade daqueles jovens

passei a lembrar-me da minha atormentada adolescência
enfim, agora os meus desenhos são na sua maioria feitos com instrumentos não convencionais...cordeis, linhas, plantas, etc.
vi um noticiário em que se falava da vieira da silva e das suas cartas trocadas com a fina flor intelectual cá da terrinha

tenho uma carta dela, mas não estou nesse grupo, ahahahah,

é uma carta de rejeição

nas belas artes colegas e professores sabendo que eu gostaria de ir para paris,

aconselharam-me a escrever-lhe pedindo apoio...estético

negação zangada com quem me aconselhou, carta nada simpática

como podia ela perceber o meu desejo, ela que sempre teve o que queria, sem precisar de trabalhar fora da sua arte?

3 comentários:

Dunyazade disse...

Gosto quando falas assim mais da tua vida pessoal :p
Tens muita coisa para contar.

*********

fernanda disse...

AHAHAHAHAHA...sua cusquinha..:)
brincando
há muito tempo que comecei a pensar em contar a minha vida
mas haveria quem não gostasse de aparecer nos relatos...lol
ultimamente hesito entre escrever ou fazer vídeos destinados à minha filha
ou apenas gravar a voz
ou ainda seguir um curso de escrita de autobiografias do Pedro Sena_Lino antes de me lançar na aventura da escrita...
se calhar nunca farei nada disso...

Dunyazade disse...

Se calhar ainda fazes tudo :p

Eu, CUSCA?! - ai que mentira tãããã grandeeeeee :ppppppp