quinta-feira, julho 21, 2011

jardim a oriente


No pequeno jardim voltairiano em forma de C
de cantos em ângulo recto, passo algum tempo do meu dia.
Observo as flores. Há pouco uma borboleta resolveu poisar numa zínia enquanto eu verificava o avanço da idade nalgumas das flores. Ainda a cumprimentei e perguntei-lhe se pensava provocar um tufão na China com um bater de asas. Indiferente continuou a sua refeição.
Ontem da varanda vi um lagarto lentamente a deslizar sobre a relva. Corri a buscar a máquina fotográfica, mas já não fui a tempo, deve ter apressado o passo.
Por volta das cinco da tarde rego as plantas e aproveito para lavar as zonas cimentadas.
Queria começar uma pequena horta mas tenho que me informar como fazê-lo.
Ando também a elaborar ideias sobre materiais para as pinturas. Preciso de um almofariz. Bem que procurei hoje no ikea, mas não encontrei.
Semeei há tempos sementes de papaias. Parece que alguma coisa está a nascer no “viveiro”...
A “alegria da casa” é uma flor que tem acompanhado várias fases da minha vida. Na Ajuda tive uma que se foi mantendo alguns anos e que encontrei na rua. Eram um ramito junto a um muro da rua, caído talvez de alguma varanda. A hera que cobriu grande parte da parede do quintal também foi encontrada na rua.


Aqui, a palmeira que fica na rua junto ao portão sofreu algum empurrão que lhe quebrou a copa. Era tão bonita e elegante.
Já está na hora da rega do jardim.

Sem comentários: